segunda-feira, 3 de outubro de 2011

EEMEH 2011 - Conferência com Celi Taffarel

Já com três grandes eventos a 4º edição do EEMEH - Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Humana (IV EEMEH), promovido pelo CEPEHU – Coletivo de estudos e pesquisas em Educação e Emancipação Humana – UNEB/Campus XVI, veio dar continuidade às discussões dos problemas da educação brasileira. Como temática unificadora das discussões e atividades do evento elegemos o “Marxismo e a formação humana na educação escolar”.
Iniciando o debate marxista em torno da educação, tivemos na Quarta-feira (21/09/2011) a Conferência, TEORIA PEDAGÓGICA MARXISTA E EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA LUTA DE CLASSES CONTEMPORÂNEA com a Celi Nelza Zulke Taffarel – Professora Dra. Titular FACED/UFBA. Pesquisadora Nível 1 CNPq.
 
Por Celi Taffarel

    Delimitei seis teses para debater sobre TEORIA PEDAGOGICA MARXISTA E, EDUCAÇÃO ESCOLAR, no interior do IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, MARXISMO E EMANCIPAÇÃO HUMANA cujo tema central é: Marxismo e formação humana na Educação Escolar. Período de 21 a 23 de setembro de 2011. Local: UNEB – Campus XVI - BA 052 Km 353 – Irecê-BA.

    São seis teses do campo singular da teoria marxista sobre o modo de produção da vida e a Educação, colocadas na particularidade da luta dos trabalhadores brasileiros, que se situa na luta mais geral, de caráter internacional, da classe trabalhadora, contra o capital.
  
   As coloco de inicio, porque são pontos acirrados de disputa entre o projeto burguês de sociedade e de escola e o projeto histórico de um modo de produção da vida e de escola que a classe trabalhadora vem defendendo ao longo da história...

0 comentários:

Postar um comentário