IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, MARXISMO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
“MARXISMO E FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR”
21 a 23 de setembro de 2011
21 a 23 de setembro de 2011
Local: UNEB – Campus XVI - BA 052 Km 353 – Irecê-BA
APRESENTAÇÃO
“O papel da escola não é apenas o de organizar
as experiências propiciadas pela vida dos próprios alunos.
O papel da escola, é antes, o de patentear aquilo
que a experiência dos alunos esconde.
Seu papel não é o de mostrar a face visível da lua, isto é,
reiterar o cotidiano, mas mostrar a face oculta,
ou seja, revelar os aspectos essenciais das relações sociais
que se ocultam sob os fenômenos que se mostram
à nossa percepção imediata.”
Dermeval Saviani
O IV Encontro Regional de Educação, Marxismo e Emancipação Humana (IV EEMEH) veio dar continuidade às discussões dos problemas da educação brasileira. Como temática unificadora das discussões e atividades do evento elegemos a temática: “Marxismo e a formaçãohumana na educação escolar”.
O objetivo central fora discutir as contribuições da teoria pedagógica marxista para o desenvolvimento da formação humana dos indivíduos no interior da instituição escolar. Ao refletir acerca desta temática pretendeu-se aprofundar o debate e os referenciais no interior das pedagogias contra-hegemônicas acerca da função social da educação escolar e sua importância no desenvolvimento omnilateral dos educandos.
O evento ocorreu em uma conjuntura de crise estrutural capitalista que se estende há anos e que no momento presente revela suas feições no Brasil em termos de redução de investimentos nos sistemas públicos de saúde, educação e previdência; morosidade na efetivação do piso salarial nacional para os professores da educação básica; fechamento de 24 mil escolas no campo; morosidade na reforma agrária.
Além disso, na Itália, feriados foram cortados, a idade de aposentadoria das mulheres aumentada. Na Espanha, remédios são cortados dos hospitais, pensões das viúvas são reduzidas, milhares de professores demitidos e o metrô de Madri tem aumento de 50% nas tarifas. As centrais sindicais espanholas convocam greves gerais, enquanto a Associação dos Bancos Alemães diz que a “a Europa está sem liderança, as pessoas que fazem as coisas não tem coragem de tomar decisões”! Nos Estados Unidos, com o apelo de Obama ao “consenso” entre Democratas e Republicanos, foram cortados 2,5 trilhões de dólares em despesas (para garantir pagamentos aos bancos), tudo ao custo de pesados ataques contra o povo, condenados pela central sindical AFL-CIO e outros setores. Mas, nem assim a calma voltou, ao contrário, governo e Congresso dos EUA continuam abalados.
O IV Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Humana não pôde desprezar esses acontecimentos que interferem, sobremaneira, na formação humana e na educação escolar, o que exige dos educadores a busca por respostas teóricas e práticas elaboradas tanto em nosso trabalho nas escolas, quanto nos organismos das lutas dos trabalhadores.
Nesses três dias de evento esperou-se contribuir com o “que fazer” na prática educativa escolar tendo por fundamento a teoria marxista e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica ao discutir as possibilidades, os limites e os desafios do trabalho educativo escolar como uma importante arma dos trabalhadores na luta pela emancipação humana.
O objetivo central fora discutir as contribuições da teoria pedagógica marxista para o desenvolvimento da formação humana dos indivíduos no interior da instituição escolar. Ao refletir acerca desta temática pretendeu-se aprofundar o debate e os referenciais no interior das pedagogias contra-hegemônicas acerca da função social da educação escolar e sua importância no desenvolvimento omnilateral dos educandos.
O evento ocorreu em uma conjuntura de crise estrutural capitalista que se estende há anos e que no momento presente revela suas feições no Brasil em termos de redução de investimentos nos sistemas públicos de saúde, educação e previdência; morosidade na efetivação do piso salarial nacional para os professores da educação básica; fechamento de 24 mil escolas no campo; morosidade na reforma agrária.
Além disso, na Itália, feriados foram cortados, a idade de aposentadoria das mulheres aumentada. Na Espanha, remédios são cortados dos hospitais, pensões das viúvas são reduzidas, milhares de professores demitidos e o metrô de Madri tem aumento de 50% nas tarifas. As centrais sindicais espanholas convocam greves gerais, enquanto a Associação dos Bancos Alemães diz que a “a Europa está sem liderança, as pessoas que fazem as coisas não tem coragem de tomar decisões”! Nos Estados Unidos, com o apelo de Obama ao “consenso” entre Democratas e Republicanos, foram cortados 2,5 trilhões de dólares em despesas (para garantir pagamentos aos bancos), tudo ao custo de pesados ataques contra o povo, condenados pela central sindical AFL-CIO e outros setores. Mas, nem assim a calma voltou, ao contrário, governo e Congresso dos EUA continuam abalados.
O IV Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Humana não pôde desprezar esses acontecimentos que interferem, sobremaneira, na formação humana e na educação escolar, o que exige dos educadores a busca por respostas teóricas e práticas elaboradas tanto em nosso trabalho nas escolas, quanto nos organismos das lutas dos trabalhadores.
Nesses três dias de evento esperou-se contribuir com o “que fazer” na prática educativa escolar tendo por fundamento a teoria marxista e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica ao discutir as possibilidades, os limites e os desafios do trabalho educativo escolar como uma importante arma dos trabalhadores na luta pela emancipação humana.
Comissão Organizadora
- Cláudio Félix
- Maria de Fátima Sudré de A. Bastos
- Cassiana Mendes
- Fábio Lino
- Fernanda Meirele
- Joel Sandro
- Joseane Matos
- Jucelito Oliveira
- Luciana França
- Mirla Barreto
- Osvaldo Rocha Vieira Filho
- Sávio Vasconcelos
- Solange Dourado
- Cláudio Rodrigues dos Santos
- Adalgisa Alves Rocha neta
Comissão Científica
- Maria Nalva Rodrigues de Araújo – Presidente
- Adriana D’agostini (UFSC)
- Aluízio Franco Moreira (UFPB)
- Celi Nelza Zulke Taffarel (UFBA)
- Cláudio Félix (UNEB)
- Cláudio Lira Santos Júnior (UFBA)
- Cláudio Meira (UNEB)
- Daniel Rodrigues (UFPE)
- Darcy Ribeiro (UNEB)
- Érika Suruagy (UFRPE)
- Guiomar Inez Germani (UFBA)
- Ivo Tonet (UFAL)
- Kátia Sá (LEPEL/UFBA)
- Luzeni Carvalho (UNEB)
- Marielson Carvalho (UNEB)
- Marta Loula Dourado Viana (UESC)
- Mauro Titton (UFSM)
- Milton Pinheiro (UNEB)
- Romilson do Carmo Moreira (UNEB)
- Wellington Araújo (UEFS)
PROGRAMAÇÃO 2011
Dia 21.09
- 17h – credenciamento
- 19h – solenidade de abertura
- 19h30min – conferência: Teoria pedagógica marxista e educação escolar no contexto da luta de classes contemporânea. ( Prof. Dra. Celi Taffarel - UFBA)
Dia 22.09
- 8h30min - Mesa 1: Formação de professores e prática pedagógica : desafios e possibilidades para uma educação emancipatória. Palestrantes: Profª. Dra. Ana Carolina Galvão (UFES) e Prof. Dra. Adriana D'agostini (UFSC).- 11h30 min: intervalo – almoço
- 14h00 min: minicursos
- 20h30 min: noite cultural (sessões de cinema, mostra de arte, poesia, teatro, forró do EEMEH)
Dia 23.09- 8h30min – apresentação de trabalhos
- 14h00min – mesa 2 – Arte, conhecimento e paixão na formação humana. Profª. Dra. Sandra Della Fonte (UFES) e Profª. MS Nathalia Botura de Paula Ferreira(UNESP)
- 17h plenária de encerramento.
- 18h – café
Foram dias muito produtivos. Saudades...Até o proximo encontro..
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